21 de março - Dia Mundial da Poesia



Olá Pessoal!


Hoje, 21 de março é comemorado o Dia Mundial da Poesia! A data foi instituída na XX Conferência da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 16 de novembro de 1999, com o propósito de promover a leitura, escrita, publicação e ensino deste gênero literário pelo mundo.

E como forma de homenagear esta data, eu compartilharei com vocês um belo soneto de um poeta que admiro e gosto muito: Sidney Gonçalves Reis. Para aqueles que ainda não o conhecem, esclareço que apesar da fama ainda não o ter alcançado, seus poemas e sonetos são belíssimos! Ele é licenciado em Letras pela Universidade de Santo Amaro/SP e pós graduado em tradução pela Universidade Anhanguera de SP. Para quem quiser conhecer melhor seus textos (ele escreve também contos, crônicas, resenhas, etc) acessem o blog Concerto de Leitura & CIA. 


Biografia 
            (Sidney Gonçalves Reis)
Hoje o que sou? – Não sei; e nem me importo.
Da Letra e da Palavra eu me alimento –,
Pois é meu ideal o meu alento –,
Abrigo mais seguro – um bom Porto...
Sidney Gonçalves Reis

Com elas aconselho – como exorto,
O que é para minh’alma bom provento,
E fico divagando algum momento,
O quê serei então depois de morto?

Não ligo; pois no Mundo da Escrita,
Minha ária – uma imortal – será bem dita,

Meus sentimentos às letras vão imersos...

Não me preocupo com biografias,
Só basta olhar as vidas das poesias,

Pois lá o que serei senão meus versos?


Fórmula do Soneto
                           (Sidney Gonçalves Reis) 
Para escrever soneto é preciso,
Ter aquele domínio do escandir,
E não deixar um verso frouxo e friso,
Mas um enleio só no exibir...

Não basta só vontade, mas ter siso
Juntar trabalho ao lume quando vir,
E ao perceber que houve prejuízo,
Queimar – se necessário –, e repetir...

A lavra leva lima e a loa a lua –
Razão e sentimento, enfim, juntos;
E a imaginação assim flutua...

Para atingir aquela perfeição,
Haja pesquisa e escrita de assuntos,
Até parece fácil, e não é não...
              

Parabéns a todos os poetas e poetisas por encantarem o mundo com suas palavras!

2 comentários

  1. Idianara, tudo bem?
    Eu nem sabia disso, que legal!
    Também não conhecia o soneto, mas como fã de poemas, adorei.
    Beijos e seguindo aqui...

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Esther! Seja muito bem vinda ao blog! Também amo poesias e já fui visitar seu blog é uma gracinha e já estou seguindo!Beijos!

      Excluir

© BLOG ENCANTO LITERÁRIO- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por